sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Arte de Mentorear

         
          O termo mentoria tem sido muito usado em nosso dias, mesmo que boa parte daqueles que dele fazem uso desconheçam do que se trata. Essa função é desenvolvida em todos os segmentos da sociedade, podendo ser aplicada de forma casual ou não. Segundo o dicionário mentoria é: "Ser responsável pela idealização ou pelo planejamento de alguma coisa, para cuja execução influencia o comportamento de outrem".  
          O sentido espiritual desse exercício é um pouco mais amplo, pois a influência vai além do incentivo as conquistas materiais, compreendendo o próprio estilo de vida e comportamento. Desde os primórdios vemos a importância da mentoria na formação do homem e que sem essa ferramenta o desenvolvimento pessoal torna-se mais lento e precário. Hoje, principalmente no meio evangélico, observamos vários líderes que se auto-intitulam mentores, mas que não primam verdadeiramente pelo amplo crescimento de seus discípulos, pelo contrário amealham um grupo de seguidores com o simples objetivo de satisfazer os seus desejos pessoais. Isso não é mentoria! É despotismo! 
          O verdadeiro mentor é aquele que usa sua experiencia de vida para orientar e influenciar aqueles que estão dando os primeiros passos em qualquer empreendimento. Exerce a função de um pai que acima de tudo anseia por ver o desenvolvimento pleno do seu filho, de um mestre que vê no seu pupilo a perpetuação do seu legado. O Apóstolo Paulo nos deu um belo exemplo dessa missão, através do discipulado dado ao jovem Timóteo. Tal exemplo levou aquele rapaz inexperiente ao ápice do sacerdócio, desfrutando de um crescimento maravilhoso em todas as áreas de sua vida.
          Assim como Timóteo, todos nós precisamos de alguém que exerça influência e autoridade sobre as nossas vidas, pois com certeza isso tornará a nossa caminhada mais segura e próspera. Aqueles que se submetem a mentoria de líderes experientes, sóbrios, sábios e acima de tudo servos de Cristo, com certeza irão mais longe e no futuro também poderão usar seus exemplos de vida para abençoar a outros. Não importa a sua área de atuação, procure alguém mais experiente e de confiança para mentorear você e veja os grande benefícios de trilhar caminhos desconhecidos com a orientação de quem já passou por eles.

Um comentário:

O que você achou desse post?