segunda-feira, 13 de julho de 2009

DE VOLTA AO EVANGELHO

Existe algo tão simples e tão complexo como o Evangelho de Cristo? Com certeza não! Simples a ponto de ser compreendido pelo menos letrado dos homens e complexo para levar à loucura alguns dos mais intelectuais. Que mensagem poderosa é essa que vem transformando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo? Que chamado é esse que consegue perdurar ao longo do séculos? Faz dois mil anos que os ensinamentos provenientes de um simples carpinteiro abalam as estruturas da sociedade, alterando inclusive a nossa forma de contar os dias.



Ao longo da eras sua proposta radical levou milhares a uma vida de abnegação e amor ao próximo, enquanto outros a rejeitaram completamente. Um ideal que jamais poderia ter sido concebido por mente humana. É sem dúvidas impossível ficar impassível diante da realidade de seu sacrifício, mesmo não o aceitando, não há como negá-lo.

Da mesma forma que mártires foram sacrificados pela propagação dos ideais de Cristo, tantos outros tem deturpado suas palavras em favor próprio. Assim como no século I a nação judaica não compreendeu o sonho do Nazareno, em nossos dias milhares de pessoas ainda se perdem em busca do Salvador. Como podermos absorver tão nobre sentido? A única forma de compreendermos a autenticidade das boas novas é através de um verdadeiro relacionamento com o Cristo, pois Ele não veio ao mundo para impor o jugo pesado de um novo código moral e filosófico, antes veio para dar aos homens a esperança de reencontrarem o sentido de suas vidas, há muito perdido no Éden.

O evangelho genuíno fala de um Reino, não um reino temporal e material, mas de consciência, de "Metanóia", de transformação; fala de um sonho, o sonho de Deus em reunir todos os seus filhos numa comunidade de amor; fala de um propósito, o propósito de redimir a alma humana de toda uma eternidade de separação e dor; fala de um amor, um amor tão incondicional que levou o próprio filho de Deus para a cruz. Como podemos negligenciar as boas novas do Emanuel? Quem compreende a Sua mensagem tem sua vida mudada para sempre, pois, passa a encarar a vida com novas perspectivas, além de ter acesso direto ao coração do Pai. Em contrapartida qualquer outra mensagem travestida de evangelho leva o ser humano a escravidão e a morte.

Revisada e atualizada em 29 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post?